terça-feira, 4 de agosto de 2015

Incêndio doméstico

Os incêndios são provavelmente os mais perigosos dos acidentes domésticos. Em consequência de uma mera distração podemos pôr em perigo tanto as nossas vidas como os bens que temos em casa.

Dicas para se evitar um incêndio:

1-Sempre inspecione a sua casa, com esse ato você pode se precaver e até contratar alguém experiente em fiação elétrica, encanamento, etc.
2-Fique na cozinha enquanto estiver usando o fogão ou micro-ondas, se você tiver que sair por algum minuto desligue as bocas do fogão ou dê pausa no micro-ondas. Quando cozinhar com óleo, mantenha uma tampa ou assadeira plana por perto. Se chamas aparecem, simplesmente sufoque o fogo com a tampa e desligue imediatamente o fogão para deixá-la esfriar. Não tente mover a panela. Não use água. A água superaquecida vai explodir em vapor e pode causar queimaduras graves e o óleo pode espirrar e espalhar o fogo.
3-Não cozinhe quando não estiver se sentindo bem, com algum tipo de medicamento ou alcoolizado; drogado.
4-Não deite ou durma com cigarro, ou velas acesas. O ideal é molhar a bituca na água antes de jogá-la no lixo.
5-Verifique o estado do sistema elétrico de sua casa.
6-Considere a possibilidade de ter um sistema de extintores de incêndio instalado, para extinguir incêndios tanto quando você estiver em casa ou fora de casa.
7-Cheque sempre o sistema de gás.
8-Verifique o ar-condicionado ou produtos elétricos que estejam ligados.
9-Nunca armazene líquidos inflamáveis perto de fontes de calor.
10-Nunca use cabos de extensão para aparelhos de ar condicionado.
11-Ter cuidado com velas, lâmpadas a óleo e outros iluminadores ou decoradores com chamas abertas.
12-Desligue o ferro de passar roupas e outros materiais elétricos que emitem calor quando não estão em uso.
13- Não sobrecarregue tomadas e extensões com muitos equipamentos.
14-Ao viajar ou sair de férias, feche o registro do gás.
15-Jamais queime lixo ou mata, folhas, árvores, plantações para “limpar” o terreno
16-Mantenha as crianças longe do alcance de isqueiros, fósforos, fogão e produtos químicos inflamáveis, como álcool e acetona, por exemplo




Embora você possa pensar que jamais será vítima de um incêndio em sua casa, é melhor estar preparado e saber o que fazer para evitar entrar em pânico se isso acontecer com você. Se um incêndio começar em sua casa, a sua primeira prioridade deve ser conseguir sair e fazer com que seus familiares saiam o mais rápido possível. Não há tempo para parar e pegar seus objetos de valor, ou até mesmo para resgatar seu querido animal de estimação. Quando se trata de incêndios domésticos, agir no momento certo é tudo. Se você quiser saber como se manter seguro durante um incêndio doméstico, e assim aumentar suas chances de sobrevivência, basta seguir estes passos.

Se precisar abandonar um local em chamas:

1 - Nunca tenha dúvidas ao deixar um local de incêndio. Na maioria dos casos, as vítimas subestimaram o fogo.
2 - A fumaça sobe. Então arraste-se próximo ao chão. Se possível, se enrole em uma toalha ou cobertor molhado. Cubra a boca e o nariz com pano também molhado. Respire pelo nariz de forma curta e rápida.
3 - Use as escadas. Jamais o elevador.
4 - Se ficar preso em uma sala com fumaça, fique próximo ao chão e perto de uma janela para pedir socorro.
5 - Ao ter que mudar de recinto, coloque a mão na porta, se estiver quente não abra. Se fria, abra devagar. Lembre-se que o ar alimenta o fogo e aumenta as chamas.
6 - Ao deixar o edifício, nunca tente retornar. Deixe isso para os bombeiros. Eles são treinados e dispõe de equipamentos adequados para entrar em locais em chamas.
7 - Procure conhecer os equipamentos contra incêndio em sua residência e local de trabalho. Existem treinamentos que devem ser feitos rotineiramente, principalmente para o uso de extintores e medidas preventivas, como essas colocadas na coluna.
8 - Em qualquer sinal de fogo, chame os bombeiros o mais rápido que puder, por meio do 193.





ESSAS SÃO APENAS ALGUMAS DICAS PARA SUA SEGURANÇA .

Nenhum comentário:

Postar um comentário