quinta-feira, 4 de junho de 2015

Mito ou verdade: O leite desintoxica produtos químicos no organismo?

RESPOSTA: MITO! 
O leite é um alimento e ingerido vai direto para o estômago. E o produto químico inalado pelas vias respiratórias vai direto para o pulmão.

Há anos atrás realmente o uso do leite era indicado não apenas pela cultura popular, mas também por médicos de modo geral.
O leite é um composto alimentar rico em água, gordura, outros nutrientes, vitaminas e minerais. 
Por conter um percentual de gordura considerável ele tem a capacidade de solubilizar no organismo substâncias apolares e polares, uma vez que ele é basicamente água. 
A grande maioria dos venenos de uso corriqueiro que fazíamos uso até o final da década passada, era a base de derivados do petróleo, e ao serem absorvidos pelo organismo, corriam pela circulação por um tempo até se alojar nas gorduras corpóreas, e de modo mais grave nos neurônios, uma vez que são revestidos, em grande maioria de uma bainha de mielina (gordura). 
Quando você ingere o leite após ter sido exposto a algum agente químico dessas categorias, uma parcela dessa substância se dilui na gordura e água presentes no leite.
E com isso se torna mais facilmente de ser metabolizado e eliminado. 
O percentual de "veneno" que será depositado em seu organismo será menor, mas não que ele gerou um processo de desintoxicação, na realidade ele apenas evitou que absorção da substância fosse plena. 
Este mesmo papel poderia ser feito por qualquer alimento (líquido - mistura heterogênea) que tivesse água em grande quantidade e gordura.
Hoje em dia a cultura popular ainda prega isso como sendo verdade, mas já caiu em descrédito pela classe médica há pelo menos 20 anos.



7 comentários: